Presentes: Alex, Afonso, Amanda, Breno, Caetano, Héric, Jéssika e Roberto (Baby)
Pautas prévias
A presente reunião foi de natureza excepcional. A diretoria do C.A. encontrava-se em férias acadêmicas, o que nos proporcionou debater uma série de pautas, durante mais de três horas, tais como: os lucros do luau de despedida das aulas (realizado em 10/12/2014), bem como as impressões sobre os desafios na organização do evento;
Questões inerentes à chegada dos calouros, a saber:
- Composição do Kit Bict. Foi deliberado que o Kit-BICT será composto por: Kit básico (camiseta, caneca/copo, chaveiro, cordão para crachá, sacola). O Kit poderá ser personalizado, contendo elementos que serão vendidos separadamente (jaleco, calculadora, samba-canção, etc.). Sugeriu-se que o pagamento fosse realizado à vista, no momento da solicitação do Kit. Será feito o contato com fornecedores durante o mês de janeiro, para que possamos, no momento da matrícula da primeira chamada, ter um pequeno mostruário disponível para os calouros.
- Recepção dos Bixos. Foram sugeridos dois tipos de trote: Ecofaxina e doação de sangue. Para o primeiro, sugeriu-se, ainda, que este fosse realizado em alguma área de manguezal. O contato com o instituto Ecofaxina para a realização da atividade ainda precisa ser feito. Para a doação de sangue, será feita uma campanha prévia, durante a primeira semana de aulas, de modo a instigar os calouros a realizarem a atividade. A divulgação prévia ocorrerá via facebook.
- Luau de recepção dos bixos. Dado o saldo positivo do nosso primeiro luau, deliberou-se por realizar um luau de recepção dos calouros. Sugeriu-se a utilização de isopores maiores; a manutenção da gama de bebidas comercializadas no último luau (Gummy, melancia atômica, catuaba, etc) e inserção de outras bebidas a serem oferecidas aos presentes no luau de recepção; comercialização de amendoim; melhor divisão das tarefas na organização e gestão do luau.
- Manual de Sobrevivência do Calouro 2015. Confeccionar um documento com os principais pontos turísticos, principais avenidas, principais serviços e roteiros culturais da cidade de Santos. Proporcionar ao calouro uma aproximação com temas pertinentes à vida acadêmica: iniciação científica, monitoria, extensão, papel do C.A. na universidade, papel do profissional do BICT no mercado de trabalho, siglas científicas, siglas de agências de pesquisa, calendário de eventos do ano (precisa ser discutido), hinos da unifesp. O presente manual será confeccionado via googledocs, e será disponibilizado em pdf aos calouros.
- Grupo de Repúblicas no facebook. Criação de um canal de comunicação que canalize as discussões sobre repúblicas: ofertas, demandas e troca de lares para recepção dos calouros que vêm de fora da cidade.
Encerrou-se aqui a discussão sobre as questões dos bixos.
Acerca das outras pautas:
Foi proposta a confecção e divulgação de um Questionário de Perfil do Egresso do BICT-Mar, a ser disponibilizado, por razões óbvias, aos formandos da primeira turma. Esse questionário conterá questões como: percepções antes e depois de cursado o BICT; mercado de trabalho; composição da grade curricular; relação docente-aluno; desenvolvimento de habilidades relacionais, profissionais e cognitivas. Foi proposta, ainda, a confecção de um questionário para cada uma das turmas (02, 03 e 04) para aferir a percepção dos discentes acerca do curso, de modo a diagnosticar possíveis brechas em que o C.A. Nautilus possa atuar junto aos docentes e coordenação de curso para melhorias. Um questionário trazendo o feedback de cada disciplina também foi proposto (este último, seria confeccionado de acordo com os critérios de cada docente).
O 5º Congresso Brasileiro de Biologia Marinha, a ser realizado em Porto de Galinhas, PE, em maio de 2015, foi uma pauta muito importante. Foi discutida a possibilidade de descontos para os estudantes (o que não aconteceu, segundo informações do presidente do C.A.), a possibilidade de alojamento na UFPE (em negociação), e também a questão do transporte. Com a chegada dos calouros, será realizada nova pesquisa de interesse, para que o C.A. possa ter uma estatística sólida sobre a quantidade de alunos que estão interessados em participar do congresso.
Divulgação de calendário de eventos acadêmicos pelo Brasil. Propôs-se que sejam mapeados os principais eventos acadêmicos de 2015 para que possamos, juntos (diretoria e discentes), nos articular para tentar descontos, transporte e alojamento para congressos, simpósios, encontros, etc. O papel dos canais de comunicação será fundamental para tornarmos sólida essa articulação.
Criação de uma Lojinha do C.A. Venda de camisetas para as engenharias; locação de jalecos; venda de outros materiais (calculadoras, réguas, etc.).
Foi proposta a criação de uma Diretoria para Assuntos Externos, a qual iria dispor sobre questões que dizem respeito ao universo do BICT-Mar, mas que ocorrem fora dos perímetros da universidade.
Pontuou-se a importância da escolha de um representante de cada turma (representante de classe), e também um representante para o conselho de departamento.
Discutiu-se sobre o cine-debate. Sua periodicidade, dinâmica, bem como suas preferências cinematográficas serão discutidas a posteriori. Deliberou-se por promovermos um primeiro Cine-Debate, em data a definir, com a temática da Bioética. Este evento ocorreria no “Final de Semana da Bioética”, no qual também ocorreria um debate com o Deputado X, que propôs, em dezembro de 2014, uma lei sobre o fim do vilipêndio de animais para quaisquer fins, inclusive os de pesquisa científica. Os docentes participantes do Cine-Debate ainda serão contatados. Sugeriu-se o nome do Professor Claudio Alvarenga (USP) para compor a mesa de discussão.
Foi proposta, ainda, maior abertura para reuniões abertas com os discentes de fora da diretoria do CAN.
Como encaminhamento, foram elencadas parte das pautas a serem discutidas na reunião seguinte:
- Luau de recepção dos bixos
- Fornecedores do Kit Bict
- Projeto integração
- Realização de parte da semana de integração da UNIFESP no prédio da Ponta da Praia
- Xerox
- Ônibus para o R.U.
- Eleições da Atlética
- Pequenas coisas (promessa de campanha): extensão do térreo, compra de material (grampeador, clipes, folhas).
- Viabilidade de oferecimento de janta pelo restaurante A Pantaneira, posto que parte dos alunos mudará, em breve, para a rua atrás do estabelecimento
- Viabilidade de uma “Semana nacional de Ciências do Mar” (proposta pelo Baby);
Santos, 18 de dezembro de 2013
Secretaria Centro Acadêmico Nautilus